AUTOR/PROPONENTE Jótah - Cartunista, roteirista, autor e ilustrador.
OBJETIVO O desenvolvimento de leitura e escrita dos participantes, através da criação e organização de imagens (campo lexial/ relação entre texto e imagens) resultando na construção de um texto.
PESQUISA Livro PAPEL DE PÃO – DESENHANDO A PRÓPRIA HISTÓRIA - foi escrito a partir das oficinas que constituem este workshop e pode ser apreciado neste site.
APRESENTAÇÃO Detalhamento da proposta Este workshop propõe o desenvolvimento de uma história através da criação, observação e organização de imagens (campo lexial: relação entre texto e imagens). Técnica aplicada, pelo autor, também na produção de histórias em quadrinhos e storyboards utilizados em filmes de curta e longa metragem, que consiste na elaboração de um painel onde figuras correlacionadas ao tema são imaginadas e representadas por desenhos feitos em cartões produzidos pelos participantes, sob a orientação do mediador que serão organizados, em sequência e posteriormente transcritos em palavras revelando uma história.
MEDIADOR Jótah - Cartunista, roteirista, autor e ilustrador há mais de 30 anos, com vários livros publicados por algumas das principais editoras do país, alguns deles em parceria com autores renomados e premiados nacional e internacionalmente incluindo clássicos da literatura. Através deste workshop, constituído em três módulos distintos que se complementam entre si, busca estimular a criatividade dos participantes e demonstrar a importância da leitura e da escrita.
TRANSVERSALIDADE Além da produção de um texto ficcional, desenvolvido de forma descontraída e muito divertida, a oficina também proporciona aos participantes refletirem sobre serem autores da própria história de vida.
PÚBLICO ALVO (Sugestão) A partir dos 10 anos, desde que respeitado o agrupamento das seguintes faixas etárias:
• 10 a 13 anos
• 14 a 17 anos
• Acima dos 18 anos
NÚMERO DE PARTICIPANTES (Sugestão) • Em torno de 25 pessoas divididas em grupos de 05, aproximadamente.
MATERIAIS NECESSÁRIOS Participantes: mesas ou bancada, folhas de sulfite, canetinhas coloridas, lápis, borracha, cola bastão, fita adesiva.
Jótah: canetas apropriadas (ponta grossa), apagador, lousa branca ou flip shart com bloco de papel.
DINÂMICAS Módulo 1 – PAPEL DE PÃO (Introdução) Duração: 30 minutos Jótah se apresenta ao grupo, de forma lúdica, iniciando o workshop contando e desenhando uma história.
Busca sensibilizar os participantes, sendo que, ao final da narrativa, todos conseguem identificar que o personagem principal da história contada é o próprio autor e as experiências que nortearam seus talentos para sua realização profissional como autor e ilustrador. Este é o foco principal dos primeiros minutos deste módulo: a apresentação do mediador de forma lúdica e divertida.
Na sequência, inspirados no que assistiram, os participantes são instigados a criarem um personagem e uma pequena história que se dará da seguinte forma:
CRIAÇÃO DE PERSONAGEM O grupo participa da criação de um personagem sugerindo suas características físicas da personagem (nariz, boca, orelhas, braços, pernas, etc.) que vai sendo desenhado por Jótah.
Criado o personagem acontece a última etapa desse módulo:
CRIAÇÃO DE UMA PEQUENA HISTÓRIA Seguindo orientações, passam a desenvolver um roteiro, como uma página em quadrinhos. Nesta atividade trabalha-se a importância do imaginário na elaboração de um roteiro, construído quadro a quadro, por imagens intervaladas (desenvolvimento) entre um ponto de partida (introdução) e um ponto de chegada (conclusão).
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA Em seguida buscam justificar e dar sentido a cada cena. Narrada quadro a quadro, revela-se uma pequena história, que foi desenvolvida de forma coletiva, criativa e muito divertida. Quando descrita em detalhes o resultado é muito interessante.
Módulo 2 - Desenhando a própria história Duração: 60 minutos Na sequência aos trabalhos pertinentes a este workshop dá-se inicio à oficina criativa (que segue igual metodologia do módulo anterior), “Desenhando a própria história” com muita interatividade entre os participantes ao criarem uma história construída quadro a quadro, tendo um ponto de partida (introdução) e um ponto de chegada (conclusão) acolhendo vários quadros intermediários (desenvolvimento), ou seja, nos moldes da oficina anterior, porém, em se tratando de uma história mais longa, o processo é mais complexo e instigante, abrindo várias probabilidades de narrativas, que são imaginadas e discutidas pelo grupo.
Primeiramente o grupo escolhe um tema de interesse da maioria (suspense, ação, romance, etc.) e por meio dele constrói-se um Campo Lexial – (termos associados ao tema central e que abrem inúmeras possibilidades para a criação). O campo lexial, descritos em palavras, fornecerá as imagens principais que serão esboçadas em cartões (artes produzidas pelos participantes sob orientação do mediador) e que inspirarão a construção do roteiro de uma história.
ORGANIZANDO IMAGENS Como um divertido jogo, os participantes selecionam nove (09) cartões: três (03) que farão a introdução da história (ponto de partida), outros três (03) que representarão a conclusão da história (ponto de chegada/Fim) e mais três (03) cartões com imagens que façam a ligação entre a introdução, possibilitando o desenvolvimento da história.
Na sequência, escolhe-se uma imagem que faça a ligação entre o início e o meio. Em seguida outra que faça a ligação do meio com o fim, assim sucessivamente, de maneira que a narrativa discorra fluentemente até a plena construção do roteiro.
Como se trata, neste módulo, do desenvolvimento de uma história mais longa, poderá haver necessidade de se criar novas imagens que ajudem na construção do roteiro e torne a narrativa mais coerente, criativa e interessante.
Em resumo, trata-se de imagens que intervalam outras imagens, estabelecendo
conectividade entre as figuras que proporcionarão
fluência à narrativa, garantindo
coesão textual e
coerência entre os elementos que são fundamentais na construção de uma história.
O resultado desta atividade é o desenvolvimento de um roteiro através de imagens organizadas em cartões como uma história em quadrinhos (storyboard), porém ainda sem texto definido. O passo seguinte é convidar alguns participantes a descreverem as imagens, fazendo uma leitura detalhada de cada imagem que compõe a história construída quadro a quadro e que poderá ser escrita posteriormente.
LEITURA E ESCRITA DA HISTÓRIA Sugestão: que os participantes gravem a interpretação e num momento oportuno, ouçam e escrevam a mesma, tornando a narrativa falada numa história escrita.
Quando a história é descrita em detalhes e narrada com emoção o resultado é impressionante.
Módulo 3 - Vocação, talento, propósito de vida Duração: 30 minutos Encerramento do workshop. Sanar dúvidas, esclarecer e orientar os participantes.
Inspirado no programa de entrevistas RODA VIVA, exibida pela TV Cultura, o entrevistado (Jótah) coloca-se a disposição para esclarecer possíveis dúvidas ou curiosidades, sentando-se numa cadeira (se possível giratória) no centro de um círculo formado pelos participantes posicionando-se na direção de quem lhe faz a pergunta.
Reflexão
Além da história desenvolvida, esta dinâmica é capaz de provocar reflexões pessoais profundas: Onde estamos e onde pretendemos chegar? Como interpretamos as possibilidades que se apresentam ao nosso redor? Como devemos proceder para chegar onde pretendemos? Como estamos construindo a nossa própria história? CONSIDERAÇÕES FINAIS Não se trata “apenas” de aprendermos a ler, escrever e interpretar as diversas formas de linguagem em torno de nós, mas de compreendermos como os símbolos organizados constroem as inúmeras realidades que nos rodeiam.
Quem escreve, escreve com uma intenção. Por isso, quem lê, deve buscar interpretar a real intenção de quem escreveu.
Jótah - Autor ilustrador [PDF] Papel de pao - desenhando a propria historia (conto)