Você sabia que...
Turma da Fofura, Os Trapalhões, Fofão, TV Colosso, Menino Maluquinho, Senninha... durante dez anos, foram inúmeras as tentativas da Editora Abril de substituir os personagens de Mauricio de Sousa. Isso encorajou o desenhista Jótah em parceria com a produtora e colorista Sany (experts em desenhos infantis (...) a entregar em 1993, um projeto de uma nova HQ para a Abril. E acabou engrossando a fila de candidatos à vaga de Maurício na casa (...) E assim, no mês de abril de 1996, chegou às bancas o primeiro número da TURMA DO BARULHO, a mais ousada, irreverente, anárquica e divertida HQ Infantil (ou pré-adolescente) já criada no Brasil.
As histórias giravam em torno do dia-a-dia de uma turma na escola só que mostradas por outro ângulo, poucas vezes adotadas pelas HQS infantis. A TURMA DO BARULHO veio, chacoalhou o mercado de quadrinhos, teve boa aceitação de público, causou indignação, revolta e admiração em muita gente, e como um cometa passou rapidamente e desapareceu (...) O mundo estava mudando, mas a mídia foi perceber isso algum tempo depois.
Hoje, alguns quadrinhos dialogam com uma nova criança, antenada, conectada com o mundo...um "pequeno adulto", como bem disse Mauricio de Sousa, em entrevista a Fernando Alves da revista Carta Capital.
A Turma do Barulho sacou tudo isso lá em 1996.
(Fonte: Fragmentos da matéria "TURMA DO BARULHO: UM FURACÃO que CHACOALHOU AS HQS INFANTIS" - Do Blogueiro especialista em quadrinhos Alexandre Silva –
www.alexandrehq.blogspot.com.br).