Zeca Catatrecos

Universo Lúdico pedagógico

Menino pra lá de criativo... É só dar corda que a sua imaginação voa longe e alto. Adora inventar seus brinquedos, reaproveitando o que normalmente deixamos de lado, transformando tudo em alegria. Zeca desperta nas crianças a necessidade de transformar nosso planeta em um mundo melhor através da criatividade. É possível abordar temas como: rios poluídos, lixo, desperdício, respeito ao próximo, à natureza e a importância dos três R’s (Reduzir, reutilizar e reciclar) além de valores humanos que nos orienta a colocarmos em prática o respeito a “casa” onde moramos e, ao valorizarmos as coisas simples, encontraremos nestas pequenas coisas a grandeza da vida.





O trabalho em grupo com as crianças, através da arrecadação coletiva de sucata, proporciona o desenvolvimento da importância do trabalho em equipe e, ao confeccionarem novos objetos, como jogos e brinquedos, reutilizando materiais recicláveis como garrafas pets, caixas de papelão, tampas, plásticos e outros, despertam a responsabilidade social, a imaginação e a criatividade a serviço da coletividade.


O personagem


Criado a partir das experiências dos tempos de criança do próprio autor, que começou a trabalhar aos 10 anos de idade fazendo carretos em feiras livres nos finais de semana e nos outros dias utilizava o seu carrinho para catar papeis na rua e outros objetos que pudessem ser vendidos ao ferro-velho para ajudar no orçamento da família.

Quando adulto, ao se tornar um dos profissionais mais requisitados do mercado editorial, resolveu fazer uma homenagem ao irmão mais velho, que também praticava atividades semelhantes e adorava inventar coisas, criando o pequeno Zeca, que se tornou um sucesso editorial.

Zeca Catatrecos é um menino muito criativo e sabe inventar mil jeitos de brincar. Seus brinquedos não são sofisticados e não precisam de pilha ou baterias. Zeca constrói os brinquedos com restos de coisas jogadas no lixo; objetos que podem ser reaproveitados. Já inventou tanta coisa legal que algumas pessoas o apelidaram de bruxo, outras de anjo. O menino não entende porque as pessoas descartam tanta coisa que ainda tem utilidade.

Apesar da sua ingenuidade de criança, sabe da importância de preservamos a natureza, inclusive a natureza humana. Ele sabe que respeitar e cuidar de nossas raízes é o que garante a colheita de bons frutos.

Zeca fala de amor, através de uma lógica matemática que só as crianças são realmente capazes de entender... Quanto mais subtraímos de nós mesmos para dividirmos aos outros, uma mágica acontece... Mais somamos e multiplicamos. Somente assim podemos descobrir que o nosso maior tesouro está dentro de nós mesmos.

Os Livros


Desafiam o leitor, pois para serem interpretados é preciso imaginação. É também um jogo de descoberta em que os textos são desenvolvidos mesclando a linguagem verbal com a imagética, como se fosse uma carta enigmática. Jótah, o autor e ilustrador, usa muitos recursos grafotipográficos e brinca com as palavras e imagens, desconstruindo o modo tradicional de se contar uma história. Além disso, aborda temas com mensagens humanas e de responsabilidade social sempre tão fundamentais para a construção de um mundo melhor.




As dinâmicas

- Sensibilização, conscientização e capacitação de alunos e professores.
- O autor conta a história do personagem, (Revelando apenas no final que se trata de suas próprias experiências de vida), através de desenhos, ou seja, na medida em que em que se desenvolve a narrativa o palestrante vai ilustrando a história que está sendo contada.
Durante o evento, que é muito interessante e divertido, os participantes interagem e têm noções básicas de desenho, criam um personagem e desenvolvem uma história.
- O conteúdo trabalha a importância de identificarmos, orientarmos e estimularmos os talentos e a criatividade de nossas crianças e jovens, visando a formação de cidadãos mais realizados, íntegros e dessa forma, colaborando na construção de uma sociedade mais justa.
- É uma linda homenagem aos professores e à família.





Contato


Facebook


Blog


Youtube